Sexta - Feira 13, você acredita ?

by - 03:37

Olá estilosas, como é que estão ? Aqui tudo ótimo. Como hoje é sexta - feira 13 eu pensei em fazer um post sobre isso afinal, todo mundo ou pelo menos quase todo mundo acredita que seria o dia do azar. Então fiz um post falando mais sobre o que é, como, onde e quando surgiu essa ideia. É um pouquinho comprida, mas vale a pena ler, eu gostei muito... Let's Go ?



A sexta - feira no dia 13 de qualquer mês é considerado o dia de azar. O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. 


A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:
  1. Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
  2. A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão.
  3. Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.


Alguns incidentes ocorridos nessa data:
  • Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward.
  • 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
  • O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
  • A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).



1) Se você tem medo desta data, prepare-se. Nos próximos 15 anos teremos 32 sextas-feiras 13.
2) Para os cristãos o número 13 é amaldiçoado por este ser o número de pessoas na última ceia de Cristo e o 13º apóstolo (Judas) ter sido o traidor. O escritor Mark Twain foi também o 13º convidado de um banquete e quando abordado se isso lhe trouxe mau-agouro, simplesmente respondeu: "sim, porque só haviam 12 pratos de comida".
3) Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. Para a mitologia nórdica, em um banquete com 12 convidados, o deus Loki surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder, e o número ganhou sua má-fama.
4) Ainda nos nórdicos, a sexta-feira foi batizada em louvor à deusa do amor e da beleza Frigga (daí as palavras friggadag e por conseqüência friday em inglês). Com a conversão deste países ao cristianismo, a deusa foi transformado pelos padres em bruxa e a lenda que se espalhou é que por vingança ela se reunia com outras 11 feiticeiras e o demônio, logo 13 à mesa, em seu dia.
5) Na numerologia, o número 12 representa algo completo (12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 deuses do Olimpo, 12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude.
6) A sexta-feira é considerada maldita desde o século 14 com a obra Os Contos de Canterbury. Já a sexta-feira negra foi como o crash da bolsa de New York em 1929 ficou conhecido.
7) O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).
8) Foi em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1968, que o governo militar decretou o AI-5 e trouxe azar para muita gente.
9) A Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, numa data cuja soma é 13 (11/04/70) e o acidente ocorreu em 13 de abril. Acontece que a tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra.
10) Fidel Castro nasceu numa sexta-feira 13 de agosto de 1926 e está aí até hoje dando dor de cabeça aos americanos. O famoso bandido Butch Cassidy nasceu num 13 de abril de 1866 e virou filme.
11) Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional.
12) Segundo matéria da revista National Geographic de 2004, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13, justamente devido às pessoas que se recusam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data.




E vocês meninas, acreditam nessas superstições, acham que é verdade ou são histórias que o povo conta pra assustar umas as outras? Eu meio que acredito, mas não tenho medo desse dia pois pra mim é como qualquer outro. Mas quem sabe se é verdade ou não... Por enquanto ficamos só na hipótese mesmo. Vocês sabem de mais coisas que contam sobre esse tão temido dia? Se souberem compartilha com a gente aqui... Qualquer coisa já sabem né, só comentar ou entrar em contato.
Gurias lindas, achei um site super bacana sobre a sexta-feira 13, vale a pena conferir - www
Assistam também a séria Sexta - Feira 13, nunca assisti mas deve ser bem legal né...

P.S.: Curtem nossa FanPage no Facebook aqui e façam-me perguntas aqui

Um super beijo & Uma excelente SEXTA - FEIRA 13 !!!



You May Also Like

29 comentaram!

  1. Noooossa adorei esse post, principalmente as curiosidades kkk as pessoas levam a sério isso O_õ omg!

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hello gatz ! Sobre a sexta 13, eu não tenho nenhum problema. A única coisa que eu não faço é passar embaixo de escada. Uma vez eu passei e a escada caiu kkk' Hoje em dia eu até passo mas vem uma sensação estranha por isso prefiro evita (:
    Bjks . Leen
    tudoaverlen.blogspot.com
    @LeenTamashiro

    ResponderExcluir
  3. não tenho medo, mas fico com o pé atras sempre.Nao gosto muito mesmo nao,fora que ja aconteceram umas coisas mmt estranhas nesse dia.Tenso né? Adorei o post!
    www.paradateen1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante!Adorei o post e o Blog, já curti!
    Se gostar do meu curte lá tbém, beijinhos
    www.passerellemode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. *Também fiz um post no meu blog sobre isso ,há várias histórias que contam ,mas sinceramente não acredito naum!

    #Nhaac --> http://day-princess.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visitinha em meu blog, adorei o seu cantinho aqui !
    Bjoos
    http://garotasdepijamabr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13.7.12

    Obrigada pela visita ao meu blog...
    sexta-feira 13 ...eu heim prefiro nem por na cabeça essa data...rsrs...
    bjs

    http://blogcrisvaidosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. não acredito mt nessas historias, mas confesso que adoro hahaha!
    adorei seu blog, passa la no meu? bjj!

    http://amandamelomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não tenho medo nem nada, mas é meio estranho, igual nessa madrugada de sexta 13, um amigo da minha madrinha morreu. Então não gosto muito. Nossa adorei o blog, sério, parabéns! Estou te seguindo já. De uma passadinha lá no Someday, estamos te esperando!
    Beijos
    www.somedayatnight.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. amei seu blog segue o meu bjinhos++
    http://maiscoisademulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa que super curiosidades! Ah mas não acredito não viu, eu tenho uma amiga que é supersticiosa até quando vai tomar o primeiro gole de refrigerante... É muito estranho..
    encantosdeumaadolescente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não acredito muito, e nunca me aconteceu algo mau nesse dia!
    Adorei o blog, Kisses
    omundocomoda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  13. Estou seguindo (happy day) segue de volta?
    http://mundofashiondamenina.blogspot.com.br/
    Obrigada *-*

    ResponderExcluir
  14. Não acredito muito não, mas as vezes bate medo. kk

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nao sei . Minha exta feira nao deve nada e mais foi normal

    ********************************************
    http://blog-meninasmalucas.blogspot.com.br/
    *********************************************

    Obrigada pelo sua bela visita
    Volte sempre !

    bjim

    ResponderExcluir
  16. Não acredito nisso e não tenho medo, graças a Deus!
    Muito obrigada por sua visitinha ao meu blog! :D
    BesitosEficacomDios;*

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que quanto mais você pensa que é um dia de azar, coisas ruins vão acontecer e você vai achar q é o dia, mais não tem nada a ver, eu até ganhei uma gincana na sexta, então é próprio pensamento que atrai coisas ruins.
    Na Flor da Idade | Tudo Sobre Photoscape

    ResponderExcluir
  18. Hey flor *-*
    Bem, eu faço aniversário dia 13, então já aconteceu várias vezes de cair numa sexta-feira e incrivelmente foram os melhores, rs.
    Acredito que não passa de uma sexta-feira como as outras.
    Adorei o post, super informativo Sempre me perguntei de onde saiu a bendita história da tão falada sexta-feira 13, rs.
    Boa noite, bons sonhos e ótimo domingo ;*

    ResponderExcluir
  19. oooi seguindo aqui viu!!!
    beijooos :33
    http://diversidades-deumaadolescente.blogspot.com.br/
    e
    http://perfect-girlforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. OOi obrigada por passar lá no meu blog seguindo viu!!
    beijooos :33
    http://diversidades-deumaadolescente.blogspot.com.br/
    e
    http://perfect-girlforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Anônimo15.7.12

    ahhh' eu acredito!
    amei seu blog.. seguindo aqui beijooos!
    amoraazeda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu não sou nada supersticiosa ^^ até mesmo pq criei o meu blog numa sexta feira 13 hahaha

    Beijos :**

    http://sombraeblushmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Hoiiê,Noova seguidora do seu blog lo/
    Segue de volta ?? http://biiaferreira-biaferreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Não acredito muito não, mas tenho um certo medo rs,
    Nunca acontece nada em dias assim , então to perdendo um pouco do medo kkk.

    http://modicesdemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu pessoalmente amo sexta-feiras 13, adoro coisas de terror, mas ao mesmo tempo tenho um certo medo..

    Seguindo, segue de volta?
    Aliás, poderia me ajudar? É só ir no meu blog e clicar no banner acima dos posts. Agradeço desde já
    http://blogjust-a-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Anônimo15.7.12

    Adorei o post, eu não ligo muito pra sexta feira 13 e tals, não acredito não rs. Beijos!

    http://dreamsofagirl-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4.2.15

    nossa interessante essa história da deusa do amor que virou uma bruxa , eu acredito muito nessas coisas principalmente nas bruxa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito e gosto muuuuito de pesquisar sobre esses assuntos! Volte mais vezes e deixe seu nome!
      Beijinhos <3

      Excluir

Instagram